terça-feira, 30 de março de 2010

Falta de Inspiração para Embirrar

Hoje fui à consulta de cardiologia e encontrei um amigo de longa data que já não via há uns Embirrantes 2 anos, conversa puxa conversa e chegámos ao ponto em que um pergunta "o que fazes?" ai o meu amigo conta-me que já é considerado velho para trabalhar mas novo para a reforma, trabalhou 25 anos numa empresa a recibos verdes, um dia adoeceu e foi ao médico da caixa, na altura ainda se chamava assim, o médico deu-lhe baixa e ai ele descobriu que não tinha direito a baixa, ele descontava para a SS mais de 30% do rendimento mensal, mas baixa niqueles, uns anos mais tarde foi despedido da empresa onde trabalhou mais de 25 anos e descobriu que não tinha direito a Fundo de Desemprego, embora seja obrigado a inscrever-se no Centro de Emprego da Residência, conclusão continuou a ter empregos a recibo verde mas descontos para a SS é que nunca mais, o meu amigo é uns bons 6 anos mais velho do que eu, como já não arranja trabalho decidiu tratar dos papeis para a reforma ,qual não é o espanto, descobre que embora tenha aos 55 anos de idade mais de 30 de carreira contributiva e hoje com 61 anos de idade, tem direito a uma reforma de 173 euros, eu vou escrever por extenso não vão os leitores pensar que eu me esqueci de um zero, Cento e setenta e três euros, este é o valor da reforma a que tem direito.

Os pais do meu amigo vivem paredes meias com um bairro social cuja maioria dos ocupantes são pessoas de etnia cigana, a mãe do meu amigo, com 78 anos, faz voluntariado na Igreja local, conhece muito bem a realidade social e económica daquela gente e afirma que mais do que isso dão de Rendimento de Inserção Social a um casal e três filhos, mas dão mais por cabeça a pessoas que nunca contribuíram e nunca vão contribuir para o sistema.

Depois disto fiquei sem Inspiração para Embirrar.

6 comentários:

  1. Do mesmo mal me queixo eu e mais 900 mil.

    ResponderEliminar
  2. O estado social no seu melhor, coitadinhos dos pobrezinhos! E os que trabalharam uma vida e foram vitimas de um sistema remuneratório vil e obsceno?

    Sabe caro Embirrante, se eu tivesse menos 20 anos ninguém me apanhava nesta merda de pais.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo Embirrante, como eu o compreendo...
    Saiba o meu amigo que eu descontei 32 anos para o "sistema" (Seg. Social). Tive um interregno por desemprego resultante de extinção de posto de trabalho. Anos mais tarde volto ao mercado de trabalho com um contrato de 6 meses, quando me renovam o contrato sou forçada a deixar de trabalhar por doença oncológica. Resultado: foi-me atribuído um subsídio de doença de 179,00, pois os 32 anos de descontos neste caso não contam, só conta o contrato de 6 meses e depois de umas fórmulas mirabolantes chegaram àquele resultado! A Segurança Social neste momento é a maior fomentadora de pobreza neste país... Ando a pesquisar a fim de saber se existe algum movimento cívico formado pelos "novos pobres" onde eu me incluo, para eu engrossar as suas fileiras, pois eu passei pela Revolução de Abril e tenho ânimo para passar por outra!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Embirrante,

    Espero sinceramente que a sua ausência se deva apenas a falta de inspiração!
    E que esteja bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Fenix

    Obrigado pela sua preocupação, estou bem de saúde mas ausente do país em trabalho, quando voltar continuarei a embirrar com toda a força.

    ResponderEliminar